A Vistoria Cautelar de Vizinhança é um exame técnico que documenta o estado das construções vizinhas antes do início de uma obra, seja ela um novo empreendimento ou uma reforma de apartamento. É como um “retrato” da situação, protegendo tanto o construtor quanto os moradores do entorno.
Como funciona?
Um engenheiro ou arquiteto realiza a vistoria, fotografando e documentando detalhadamente as condições dos imóveis vizinhos. O laudo final registra anomalias e falhas já existentes como:
Estado das estruturas (fissuras, trincas, rachaduras, etc.); Condições das instalações (gás, elétrica, hidrossanitárias etc.); estado dos acabamentos internos e externos (pisos, azulejos, forros de gesso etc.); além de outros pontos como condições das portas, janelas, esquadrias, calçada, muros de divisa etc.
Por que é importante?
A vistoria cautelar:
1- Previne conflitos: Serve como base para comparação caso surjam danos durante a obra, facilitando a resolução de problemas, pois através do laudo verifica-se se o problema já existia ou foi gerado devido a obra.
2- Protege o patrimônio: Registra o estado original dos imóveis, garantindo a segurança dos vizinhos e seus bens.
3- Evita transtornos: Antecipa possíveis problemas e indica medidas para minimizá-los, evitando atrasos e custos extras na obra e, até embargos por ações judiciais.
Este serviço visa atendimento a NBR 12.722 “Discriminação de serviços para construção de edifícios – Procedimento” e a norma de Vistoria de Vizinhança do IBAPE- Nacional, sendo legalmente obrigatório.
Em resumo a vistoria Cautelar de Vizinhança é um investimento que garante segurança, tranquilidade e economia para todos os envolvidos em uma obra.
Fique a vontade para entrar em contato e solicitar um atendimento.